Ao contrário do carvão da churrasqueira, o carvão ativado é uma forma de carbono puro de grande porosidade. Ele é obtido a partir de um processo industrial de aquecimento do carvão convencional para uso exclusivamente medicinal. Tal processo resulta em um pó com micropartículas altamente porosas e capazes de reter em seu interior substâncias químicas, gases e toxinas por um mecanismo conhecido como adsorção.
O carvão ativado é utilizado para diversos fins, como no tratamento da água e na indústria de produtos alimentícios e farmacêuticos. Nos hospitais, é utilizado para tratar casos de envenenamento, isolando o agente tóxico e impedindo que seja absorvido pelo organismo. Tudo isso acontece graças ao seu poder de clarificação, desodorização e purificação em alguns processos, além de sua propriedade de remoção de impurezas.
Nos dentes, ele age de forma similar: Quando utilizado na proporção correta e segura na formulação do gel dental, ele auxilia promovendo uma limpeza profunda, removendo impurezas que amarelam a superfície dos dentes sem prejudicar ou agredir a integridade do esmalte dentário.
Para a pele, o carvão é um ótimo purificante e desintoxicante natural, agindo como uma esponja que absorve a oleosidade e as toxinas da pele, como células mortas e resíduos de maquiagem.